sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Seminário sobre Desenvolvimento Infantil

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através da Gerência de Educação Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, durante os dias 15 à 18 de agosto o Seminário sobre Desenvolvimento Infantil.  Durante estes quatro dias, os Diretores das instituições estiveram presentes, buscando meios e estratégias, aprendendo mais, para um melhor atendimento às crianças.

1º dia: 15 de agosto
Local: Teatro Carlos Gomes

O quarteto vocal LIVRECANTO abriu brilhantemente o evento, brindando o público com a música “Isto aqui, o que é?” de Ari Barroso.

A mesa de honra foi composta e contou com a presença do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann e o presidente do Instituto Pereira Passos, Ricardo Henriques  que assinaram um acordo para a formulação de políticas públicas voltadas para a primeira infância no município.


Cada Diretora recebeu uma apostila com o resultado do ASQ-3 2010 de sua instituição, além de um texto sobre Desenvolvimento Infantil e sugestões de atividades propostas, que também estão aqui no blog. 


O Coordenador da pesquisa, o Secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, apresentou aos Diretores os resultados. 

2º dia: 16 de agosto
Local: na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ)


O tema do dia foi Gênero, Desenvolvimento e Sexualidade Infantil, com da Drª Jane Felipe (UFRS). Após sua palestra formou-se uma mesa redonda composta pela  Gerente de Educação de Jovens e Adultos (GEJA), Professora Flora Machado, apresentando o projeto ”Sou Pai, sou Aluno”; Dra. Luciana Borges falando sobre a estratégia “Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis”; Dra. Aline Bressan, Coordenadora do Programa de Saúde Escolar e a Drª Jane Felipe. 


Os diretores foram convidados a participar de um grupo de estudos com a Dr.ª Jane Felipe, no auditório da Editora Florescer, à tarde, onde foram discutidas questões sobre a prática. Foi uma grande troca de experiências! 


3º dia: 17 de agosto
Local: Universidade Estácio de Sá

Intensificando as estratégias de atendimento integral às crianças, 
os Diretores estiveram reunidos por CRE,
 junto com os parceiros da saúde, discutindo, 
as questões de desenvolvimento infantil, territorialidade, 
possibilidades de trabalho em conjunto
 e conhecendo a nova caderneta da criança




4º dia: 18 de agosto
Local: Teatro Carlos Gomes

Encerrando o Seminário, Zé Zuca, Mariano, Jujuba e Ana Nogueira fizeram uma animada apresentação, colocando os Diretores no clima da  “Estação Brincadeira”. 

Logo após, a consultora da Educação Infantil Dra. Eliana Bhering, proferiu a palestra “Primeira Infância: o olhar e fazer pedagógico na creche”. Disponibilizamos o material usado por ela abaixo:


Um comentário: