Divulgação do resultado
A Gerência de Educação Infantil agradece a todas as creches, espaços de desenvolvimento infantil e escolas que atendem à pré-escola, que enviaram os mais de 240 projetos para o Concurso: Lançamento do Projeto Minha Primeira Biblioteca. Um verdadeiro sucesso!
Avaliar nunca é fácil! A equipe da GEI, em conjunto com professores da Gerência de Mídia Educação e Salas de Leitura da Rede Municipal, fez a primeira leitura de todos os trabalhos e selecionou os 53 melhores para que a segunda comissão de avaliação pudesse escolher o projeto vencedor.
Esta comissão foi constituída por nomes de excelência em Literatura Infantil e formação de leitores: as professoras Elisabeth Fernandes Martini e Eveli Leite da Costa e a pedagoga e secretária geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Elizabeth D´Angelo Serra, que selecionaram o projeto “Entrelaços Literários”, da Escola Municipal (02.05.004) Dr. Cócio Barcellos como o grande vencedor do Concurso, pela seguinte justificativa:
“O projeto se destaca por apresentar consistência teórica para fundamentar o seu objetivo, situando o investimento no futuro leitor em um contexto de afeto e conhecimento que valoriza a dimensão humanista da educação por meio da literatura.
A equipe da escola, ao apresentar o trabalho, explicitou a sua concepção de leitura, que sustenta a proposta e que aponta na direção de contribuir para formar um leitor autônomo, oferecendo-lhe, desde cedo, a oportunidade de fazer suas próprias escolhas. Proporcionando um ambiente com profissionais leitores preparados e familiares motivados e comprometidos com o projeto, a equipe garante, aos alunos, a segurança necessária para enfrentar os desafios dessa construção coletiva.
A maneira como essa concepção de leitura se faz presente no cotidiano da escola está respaldada no seu projeto político-pedagógico, cujo eixo principal é a leitura e a escrita desde a Educação Infantil. A prática de empréstimo de livros é outra demonstração do compromisso com o partilhar, que estrutura uma relação educativa de qualidade.
A ausência de modelos para desenvolver a proposta é outro indicador da sua autenticidade, que expressa, também, um conceito sobre ser leitor. O projeto foi apresentado não só por meio de uma descrição de atividades sobre como será preparada a entrega dos livros para as crianças. Ele ressalta, também, os eixos principais do trabalho para a formação de leitores: o acesso aos livros, a formação continuada do professor e a aproximação com a família.
As ações/atividades não são enfatizadas levando a deduzir que os professores que elaboraram o projeto tem a medida certa das rotinas de uma escola, valorizando mais a filosofia da educação/concepção de leitor que elegeram para mostrar a prática diária, o que favorece a originalidade do trabalho.
A valorização da literatura para as crianças e suas famílias, bem como para os professores, fez do Centro de Estudos da escola, também, um momento de troca dessas leituras.”
A valorização da literatura para as crianças e suas famílias, bem como para os professores, fez do Centro de Estudos da escola, também, um momento de troca dessas leituras.”
Parabéns a toda comunidade escolar da EM Dr. Cócio Barcellos e a todas as instituições participantes deste concurso, que valorizam a promoção da leitura desde a primeira infância!
A Escola Municipal 03.13.010 Maria Braz parabeniza a E. M. Dr Cócio Barcellos pela premiação e principalmente pela iniciativa de valorizar a literatura entre seus alunos e suas famílias, respectivamente.
ResponderExcluirMARIZE BARBOSA
DIRETORA